Apostila de Vida Familiar

Vida Familiar

Vida-  modo de viver                  Vida familiar- comportamento
Familiar- da família                                              da família

A família é mais uma invenção de Deus, e foi criada não só com o objetivo de suprir a necessidade de relacionamento do ser humano mas também para lhe trazer felicidade.Quando Deus criou o homem viu que ele estava só e assim criou a mulher, para que juntos formassem uma família. A família é algo bonito e sagrado, nunca deve ser desfeita pois ilustra o relacionamento de Deus com o ser humano, onde Deus é o Pai e nós os seus filhos.

O que é uma família?
Conjunto de pessoas relacionadas a alguém ou linhagem, seja geneticamente ou por criação. É composta de: mãe, pai e filho(s) (ou seja, tios, avós, primos e etc. não são considerados como família e sim como parentes).

Qual é o dever de cada membro da família?
Pai - Geralmente é o cabeça da casa, tem o dever financeiro. A bíblia afirma que o pai tem três ofícios dentro de casa: O de sacerdote (interceder pela família), o de profeta ( o  dever de ensinar e repreender) e o de rei ( o dever de ser o governante do lar).

Mãe – A mulher é insubstituível dentro de casa, ela deve cuidar do lar e da família de um modo geral.  Uma semana sem a mãe tudo vira uma bagunça. A mulher foi colocada por Deus ao lado do marido para juntos lutarem pelo lar. Hoje em dia, a mulher passou a assumir várias funções no lar tais como a de construtora do lar, secretária, enfermeira, cozinheira, psicóloga, lavadeira, governanta...

Filhos - Na bíblia, Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, encontramos evidências de que os filhos têm apenas uma responsabilidade na família: Obedecer aos pais.
 “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.”(pv.1:8)

 Como deve ser o relacionamento entre os membros da família?
Os membros da família devem se relacionarem de forma íntima e respeitosa, ou seja, deve haver uma certa intimidade entre pais e filhos mas nada que chegue ao desrespeito. O respeito é fundamental para a harmonia do lar tanto o respeito próprio como o respeito ao próximo. (É comum as pessoas fazerem confusão entre respeito próprio e orgulho.  O respeito próprio consiste do sentimento de você se auto-admirar de forma humilde, sabendo de suas dificuldades e deficiências, mas lembrando de que você tem capacidade para ser uma grande pessoa. O orgulho denota um sentimento muitas vezes negativo, de uma pessoa que se sente superior em determinadas ocasiões, atrapalhando no seu caráter. Mas pode ser um sentimento positivo se for tratado com moderação).

 Saber o que fazer nas seguintes situações:
Acidentes - há diversos tipos de acidentes, para casos graves ligue 190, o telefone de urgência. Eles saberão prestar os melhores procedimentos.
Incêndio - retirar todos da casa, chamar os bombeiros, não se preocupar com móveis e materiais. Andar abaixado é o melhor, pois a fumaça tende a subir. Não tente bancar o herói.
Morte de ente querido - consolar os familiares e não entrar em desespero, manter a calma e ser consciente para ajudar. Chorar alivia a dor nestas horas, então não evite o choro apenas console.
Crise financeira - ajudar a economizar e procurar meios de prover fundos para contribuir.
Tempestades – desligar todos os aparelhos elétricos, não ficar exposto à chuva, ficar calmo e tranqüilo.